Os subway tile continuam aí. 11 maneiras diferentes de os usar na renovação da sua cozinha

Em 2020 já anunciavam o seu fim. Várias foram as publicações que anunciavam deliberadamente que estaria a ficar fora de moda. Não está. Aliás, está por todo o lado e continua a ser opção para muitas cozinhas – por vários motivos – por terem um preço em conta, por serem fáceis de limpar, pela versatilidade e por ser um clássico que se adapta não só ao tempo, como ao espaço, sem nunca perder a sobriedade. Mais, não se vai cansar deles com tanta facilidade. Quer esteja a pensar em renovar a sua cozinha ou se simplesmente adora estar a par de decoração, então veja as melhores ideias para tirar o melhor partido dos famosos subway tile.

1- Até ao teto! Subway tile em todas as paredes onde o telhado é o limite. Já não é necessário preocupar-se com pintar as paredes e que cor escolher; Com o design de Philip Mitchell, a conjugação de tons acolhedores e detalhes de latão, com elementos de madeira, tornam o espaço quente e confortável.

2- E que tal na despensa? Ou na entrada da cozinha e demais paredes? Sem ser exclusivo da zona dos móveis, pode (e deve) usar subway tile nos cantos e recantos do coração da sua casa.

3 – Esconda os Subway Tile e transforme-os num detalhe surpresa. Um espécie de segunda camada na decoração, com subtil mas eficaz presença. É o que propõe o design de Regan Baker que consegue coordenar na perfeição os móveis em madeira com o detalhe dos azulejos, num look moderno e sofisticado.

4 – Só até meio! O teto não tem de ser o limite. Pode ser mais contido e ainda assim conseguir uma cozinha clássica e cheia de charme. Pode escolher uma cor suave de transição ou arriscar e marcar fortemente a mudança. Basicamente arrisque ou seja mais contido – tudo é possível.

5 – Eclético, eclético, eclético. Aqui está a prova de que os subway tile se ajustam a muitos ambientes – este estilo industrial e moderno não é excepção. O chão não é de madeira e, mesmo assim, funciona na perfeição. Armários pretos simples sem lacados? Resulta igualmente bem neste design ETC.etera.

6 – Mude de direção. Há uma série de possibilidades que pode considerar, e que tal em espinha? Habitualmente chamado de Chevron pattern – é sempre uma forma de dar ainda mais destaque à sua cozinha e ser menos convencional. O design é de Janis Nicolay.

7 – Pode ser criativo, que o subway tile deixa. Se quiser fugir à norma e tornar a sua cozinha totalmente única, então pode arriscar tudo e não há como correr mal – o design da Chango & Co. conjugou o branco tradicional com duas riscas em verde azeitona e armários pretos, com destaque para um lava loiça de chorar por ele.

8 – Tons fortes. Para esta cozinha em Los Angeles, o design de Jenn Feldman Designs escolhe um tom forte e marcante tanto para armários como para os azulejos e o resultado consegue ser super sofisticado e sóbrio. Um look total que funciona. Os móveis em mate e os azulejos com brilho. Apontamentos de madeira que ajudam a equilibrar e a “desenjoar”.

9 – O subway tile com aspeto de pedra. Sim, além de diferentes cores, tamanhos e texturas, também é possível ter este aspeto de pedra que ajuda a sair dos tons mais básicos e a ter um charme característico e rústico.

10 – Cá está, as cores infinitas. Há literalmente todas as cores que consegue imaginar. E todas podem resultar numa cozinha criativa e peculiar que vai tornar a cozinha na sua divisão preferida.

11 – Uma cozinha cheia de brilho. Vai ter de tomar uma decisão. Ou quer armários ou azulejos com brilho. As duas coisas em simultâneo pode não resultar muito bem mas, como é obvio, pode sempre quebrar regras. Se quiser optar por subway tile com brilho e móveis mate, então a conjugação vai ser seguramente um sucesso.

Fonte: House Beautiful / Philip Mitchell / Regan Baker / ETC.etera / Janis Nicolay / Chango & Co. / Jenn Feldman Designs