É o 30.º dia de guerra na Ucrânia e o presidente da Russia, o homem mais odiado do mundo, Vladimir Putin, escolheu este dia para fazer uma afirmação que deixou todos incrédulos. Putin comparou-se à autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, afirmando que também ele está a ser algo da cultura do cancelamento (Cancel Culture). Neste caso Putin diz estar a ser algo de cancelamento por parte do ocidente.
Mencionou figuras russas, como Pyotr Tchaikovsky, Dmitry Shostakovich, Sergei Rachmaninov – e foi aí que disse que estavam a ser cancelados como a autora britânica. A comparação é feita na sequência da polémica que envolveu Rowling com os direitos da comunidade transexual.
Putin chegou mesmo a comprar a sua situação, com o episódio que envolveu milhares de livros queimados durante a segunda Guerra Mundial.
Entretanto a autora já fez questão de se distanciar do presidente Russo, numa publicação de twitter.
No post a autora faz questão de mostrar o apoio à Ucrânia, através do #IStandWithUcrain e no link da sua publicação, uma notícia da BBC que fala da condenação de Alexei Navalny, principal opositor de Putin, e condenado a 9 anos de prisão – isto depois de ter sobrevivido a uma tentativa de envenenamento provocada pelo Kremlin.
Fonte: Daily Beast