O momento deixou toda a gente confusa. Tanto em casa, como no Dolby Theater, em Los Angeles. Basta ver a reação de Lupita Nyong’o, mesmo atrás de Will Smith, e dá para perceber o nível de incredulidade.
O humorista Chris Rock fez uma piada sobre Jada Pinkett Smith, mulher the Will Smith, a propósito de estar careca durante a cerimónia, e Will não terá achado graça – na verdade, na imagem vê-se também Jada a revirar os olhos e claramente desconfortável.
No momento seguinte, Will Smith dirigiu-se a palco e é possível ver um estalo monumental dado a Chris Rock, que ficou visivelmente atarantado e também ele desconfortável, sem saber muito bem o que dizer.
Will Smith, que voltou para o seu lugar, vociferou: “Tira o nome da minha mulher da tua F***** boca”, dizendo por duas vezes um palavrão que, para uma cerimónia dos Oscars, não é nada usual (recorde-se que a cerimónia passa a horas de jantar, nos Estados Unidos).
Chris Rock ainda lançou um frase: “foi a noite mais espetacular da história da televisão…”, com ironia, e alguns risos acabrunhados da audiência fizeram-se ouvir.
O Twitter rebentou e as reações surgiram em catadupa, mas as pessoas dividiram-se. Muitos começaram por achar que era apenas um momento ensaiado, e que faria parte do “número”, mas rapidamente se percebeu que foi mesmo um momento insólito de descontrolo por parte do ator, que mais tarde receberia o Óscar, na categoria de melhor ator.
