Ups. Will Smith vence Oscar e “justifica” agressão a Chris Rock

“Richard Williams [personagem que interpretou] era um feroz defensor da sua família”, começou por dizer o ator, assim que recebeu o prémio de melhor ator. Visivelmente comovido, continuou: “Nesta altura da minha vida, neste momento… eu estou assoberbado com o que Deus me diz para fazer, e ser, neste mundo”. “Estou a ser chamado na minha vida para amar pessoas, e para as proteger (…) para fazermos o que fazemos, tens de aguentar abusos, pessoas a dizer loucuras sobre ti… nesta industria tens de aguentar pessoas a desrespeitar-te. E tens de sorrir e fingir que isso é ok”, continuou o ator. “

“Pareço o pai maluco”, refere Will Smith, ao comparar-se novamente à personagem que interpretou no filme que lhe valeu agora o Oscar. “O amor faz te fazer coisas loucas”, disse ainda o ator. Ainda assim não pediu desculpa a Chris Rock, mas pede perdão à Academia e aos colegas de trabalho.

O discurso foi longo mas nem por isso houve a habitual musica para terminar, o ator teve perto de 9 minutos de discurso.

“Espero que a academia me volte a convidar”, disse ainda o ator, sorrindo no final, num momento que marcou definitivamente a 94.ª edição dos Oscars.